quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Uma canção do exílio

Minha terra tem o samba
Pagode, axé, forró
Tem tantas outras danças
Numa cultura só.

Nossa arte literária
É das mais nobres que há
Tem Machado de Assis
Sílvio Romero e Alencar.

Minha terra tem um povo
Que um outro canto não tem
Povo alegre e sonhador
Povo guerreiro também.

Nosso jeito tem mais raça
Nossa cultura tem mais cores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida mais amores.

Autora: Belonisa Maria Fraga Trindade - 2º ano

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A importância da escola

Na vida, as pessoas precisam ser instruídas, formadas, ter uma visão geral, tanto do mundo quanto dos outros seres que as rodeiam. Para isso, a escola se faz presente em nossa vida.
A escola contribui bastante para todos aqueles que fazem parte dela. Ela ajuda na formação profissional, pessoal e mental das pessoas, começando desde crianças até se tornarem adultos e profissionais bem sucedidos. Possui também grande importância para os adolescentes, pois estão em uma fase em que precisam compreender o mundo que os cerca, descobrir novas jornadas, aprender novos caminhos, construir uma boa mentalidade e se tornarem cidadãos. Existem escolas que ensinam para a vida, deixando pessoas com opiniões formadas e boa visão do mundo. Mas isso não cabe somente à escola, pois a família e a igreja, também contribuem para a formação do indivíduo. Há outras escolas que ensinam para a vida profissional, formando profissionais capacitados para bons empregos.
Portanto, a escola tem fundamental importância para todos, mas nem todos têm essa oportunidade. Ou, algumas vezes, os que têm não a aproveitam.


Autora: Ianne Almeida Santos Silva - 1º ano A