sábado, 21 de março de 2009

A gente quer só comida?

O programa do Governo Federal Fome Zero, sem sombra de dúvidas, ajuda muita gente. Mas, comida não é tudo.. Muita coisa precisa ser feita para que se alcance a cidadania plena.
O problema social pelo qual vive grande parte dos brasileiros não está resumido apenas na questão da fome. Tantos outros graves problemas assolam a população brasileira e que merecem igual atenção do Governo Federal, pois é a única esfera de poder que possuir recurso disponíveis. “Nem só de pão vive o homem”. Alguns problemas como insegurança, desigualdade social, desemprego, juros altos, corrupção, serviços públicos de saúde e educação de má qualidade, estradas em péssimas condições, sistema de transporte público ineficiente, entre tantos outros que parecem crônicos, pois, governo após governo, nada se resolve.
Algumas das políticas sociais de maior sucesso no Brasil foram implantadas no Governo Fernando Henrique Cardoso e aperfeiçoadas pelo Governo Lula. Outro fator é que as pessoas se viciam no benefício e deixam de trabalhar e ainda aumentam o número da família para receber cada vez mais auxílio. Esses programas sociais remedeiam os problemas, o que é preciso é a prevenção dessas deficiências, oferecendo serviços públicos de qualidade, aplicando de forma eficiente os recursos e respeitando sempre o dinheiro público.
A população precisa deixar de ser acomodada e saber exigir os seus direitos, antes, porém, cumprindo com seus deveres. O governo também deve fazer sua parte, pois só assim a sociedade brasileira se tornará mais justa e igualitária.
Autor: Rafael Santos Batista - 3º ano

sexta-feira, 6 de março de 2009

As novas tecnologias e sua influência na juventude

As novas tecnologias do mundo atual estão ganhando mais espaço hoje em dia e influenciando cada vez mais a juventude.
A internet, a grande rede mundial de computadores, está tirando o sono de muitos pais de hoje, que estão ficando mais preocupados com o que seus filhos fazem quando estão navegando no computador. Os jogos on line são um outro perigo para os jovens, que também aflige seus pais, pois estes games acabam viciando os jogadores, como são os casos de filhos que se trancam um ou dois dias em seus quartos jogando sem parar. Uma dessas loucuras foi a de uma jovem que ficou três dias em seu quarto jogando “World of Warcraft” e acabou morrendo de exaustão.
Outro problema é a linguagem do MSN, em que são utilizadas palavras como “vc”, “pq”, “naum” em vez de “você”, “porque” e “não”. Esse palavreado se torna um perigo para os vestibulandos que, na hora de fazerem a redação, por mais perfeita que ela seja, alguns acabam cometendo esses erros, o que prejudica a sua aprovação.
Mas a internet não traz só malefícios. Ela também pode se tornar uma aliada na hora de pesquisas escolares, como o famoso site Google, em que milhões de navegantes procuram ajuda sobre algum assunto para seu trabalho. E também existem os sites informativos, como Globo.com, Uol e Terra que podem deixar os navegantes atualizados com o mundo.
Portanto, as novas tecnologias possuem seus malefícios e benefícios, mas com cuidado e bom senso podem ajudar os adolescentes em suas vidas.
Autor: Paulo Otávio Souza Santana - 1º ano B