segunda-feira, 19 de abril de 2010

O uso do celular na sala de aula - texto I

De um lado, as escolas proíbem o uso de celulares em sala de aula. Do outro, a necessidade em manuseá-lo. É esse o paradoxo que vive hoje os sistemas educacionais.

O celular em sala de aula, com certeza, desvia a atenção dos alunos. E os professores ficam preocupados quanto a isso. O uso diário e indevido desses aparelhos eletrônicos alimenta o vício dos mesmos, os quais não têm noção de como se deve usá-lo em ambientes que o proíbem. Sem falar que a mente fica cansada quando usados por muito tempo e o nível de concentração diminui.

Entretanto, em algumas situações, as quais restringem o manuseio do aparelho, os alunos não seguem as regras. Então, quando os educadores tomam as punições severas são ameaçados até de morte. Outra situação, é que de fato alguns jovens necessitam usar o celular, contanto que não seja em horário de aula. Esses estudantes são aqueles que têm problemas familiares, que só podem ser resolvidos no aparelho próprio.

Em suma, os colégios devem impor as regras de acordo com a formação intelectual dos alunos, para que os professores não se prejudiquem com as ameaças. Para isso a “empresa educacional” deverá ter bons profissionais que saibam lidar com qualquer tipo de estudante.

Autora: Luana Alves – 3ºano

Nenhum comentário: