sexta-feira, 23 de abril de 2010

O uso do celular na sala de aula - texto II

Com o constante avanço tecnológico os celulares se desenvolveram muito e se tornaram eficientes, o que os tornou indispensáveis para os jovens, que os levam para todo lugar. Porém, na escola, é preciso?

Os celulares superaram todas as expectativas, pois além de serem um meio eficaz de comunicação oral e sem fio, eles têm a capacidade de enviar mensagens de texto, produzir fotos e vídeos, armazenar músicas e até acessar a internet. Para os adolescentes ou crianças que estudam longe de casa, o celular se torna essencial para casos de emergência ou avisos práticos (através das mensagens de texto), quando o telefone da escola não está disponível. E por ser um objeto pequeno e com funcionamento sem fio, o celular pode ser levado para todos os lugares sem chamar atenção.

Por outro lado, muitos jovens estão usando o celular não para se comunicar com os pais em casos importantes, mas para falar com amigos, ouvir músicas ou usar jogos. Com isso, a praticidade do celular se torna um meio favorável para levá-los para a sala de aula e usá-los sem que o professor perceba, o que tira a atenção do aluno (que pratica tal ato) e por conseguinte prejudica seu aprendizado e suas notas. Devido a isso, as escolas proíbem o uso do celular, contudo, isso não impede que muitos continuem levando para a aula e usando para coisas fúteis.

Não é necessária a proibição do celular. O importante é que os pais e professores limitem e eduquem os jovens quanto ao seu uso para que estes tenham consciência e não se prejudiquem.

Autora: Fabiolla Rocha - 3o. ano

Nenhum comentário: