terça-feira, 27 de abril de 2010

O uso do celular na sala de aula - texto III

Com o passar dos anos, o celular tornou-se um dos meios de comunicação mais utilizado pela população. É normal em algumas escolas proibir usar ou levar o celular, mas essa proibição é justa?

A principal justificativa para a proibição do uso dos celulares nas escolas é que quando o celular toca atrapalha a aula. E isso é verdade. Quando o celular toca no meio da aula, desconcentram os alunos e professores, fazendo com que eles prestem atenção no celular, interrompendo o fluxo de ideias. Mas não é justo proibir que os alunos levem os celulares para escola. Por exemplo, quando o aluno passa mal quer falar com seus pais e sem o celular como ele vai falar? O aluno precisa ligar para os pais para eles vierem buscá-lo. É necessário o aluno levar o celular para escola.

São diversos os exemplos de que o celular é importante até na escola. Por acaso, quando o aluno vai ter aula pela tarde e vai almoçar no colégio seus pais precisam ser avisados, se não eles podem ficar preocupados, chegando a "brigar" com o filho que não teve culpa de nada. Os alunos devem levar o celular para escola, mas devem deixar o celular no modo silencioso ou até desligado. Quando houver uma necessidade, o aluno liga normalmente na hora do intervalo sem repressão.

O uso do celular deve ser proibido na sala de aula, mas não em toda a escola.O aluno precisa ter consciência do momento propício para que o celular seja usado e não acabar interrompendo a aula.

Autora: Andreza Heloísa – 3º ano

Nenhum comentário: