quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aquecimento Global

A todo o momento vemos notícias em revistas, sites e televisão sobre as mudanças climáticas do nosso planeta que estão cada vez mais rápidas e devastadoras. Essas mudanças inesperadas ocorrem com o aquecimento global.

Alguns cientistas dizem que a temperatura do sol vem aumentando a cada dia, mas a grande maioria acredita que o aquecimento global vem ocorrendo devido a alguns gases poluentes que desde a revolução industrial vem se intensificando, são alguns deles: dióxido de carbono, metano (mais poluente) e óxido nitroso. Estes causam o tão conhecido efeito estufa. Vemos que o carbono tem aumentado isso devido às indústrias, as queimadas, a geração de eletricidade, ao transporte, agricultura, produção e distribuição de combustíveis fósseis, entre outros.

Podemos ver que o nível de água do litoral brasileiro e a temperatura da terra já não são os mesmos de alguns anos atrás e que alguns fenômenos naturais como: os ciclones, os furacões já se tornaram comuns em algumas partes do planeta. Porém o nosso egoísmo não nos deixa fazer algo para impedir isso, alguns já tem consciência, mas os que mais poluem: os homens ricos, donos de grandes indústrias e multinacionais não tem muita consciência do que fazem. O protocolo de Kyoto é um exemplo, só entrou em vigor sete anos depois de ser criado e sem a participação do principal poluente, os EUA.

Muitos países já estão fazendo diversos projetos para tornar o ser humano mais consciente, ONGs não governamentais como o WWF (ONG dedicada à conservação da natureza) também estão tentando reverter essa situação em que vivemos e que se não combatermos será muito pior.

Autor: Rodrigo Ribeiro - 1º ano

Nenhum comentário: